Buscar
  • TvUp

Encontro de musicalidade Afro em Umuarama nesse sábado.



O Coletivo Negro Zumbi e Dandara realizam neste sábado, dia 24 de junho, o primeiro encontro Musicalidade Afro de Umuarama. O evento acontece a partir das 16h na Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes de Umuarama, a tradicional Faísca, nos fundos do Estádio Municipal Lúcio Pipino.

Conforme explicou a historiadora e líder do coletivo na cidade, Ingrid Alves, a intenção é promover um espaço de debate e conhecimento sobre as origens negras da formação musical. "Muita gente não sabe, mas a história da musicalidade possui raízes negras e é isso que queremos evidenciar nesse evento", explicou.

A historiadora citou como exemplo a história do Rock'n roll. "A musicalidade é preta. O rock'n roll, por exemplo, surgiu com uma mulher negra e daí, vieram outros ritmos, como o samba e muitos outros com origem afro", revelou.

A origem negra do rock'n roll citada por Ingrid tem como base a história de Sister Rosetta, que possuía um programa gospel nas rádios dos anos 30 e 40. Conforme reza a lenda, quando criança, Elvis era um dos fãs do programa. Mais tarde, encantados pelo cantar e pelo tocar da guitarra B.B King e Bob Dylan também tiveram Rosetta como inspiração.

Programação:

Na programação estão inclusas rodas de capoeira, apresentações de R.A.P, e místicas. Confira a programação completa:

16h - Abertura 16h10 - Roda de capoeira com fala do Mestre Luís – Grupo Afroxé 17h30 - Apresentação de R.A.P com TUIA e Igor Guedes 19h - Roda de Samba com o grupo Puro Instinto, e Palestra com Ingrid Alves sobre a influência dos afro descendentes na música e ritmos africanos.

Fonte: Portal da Cidade - Umuarama


0 comentário