top of page
Buscar

Curso da Unipar cria Centro de Consultoria Agrária para beneficiar agricultores



Muitos são os fatores que interferem de forma negativa nas atividades agropecuárias, como os aspectos físicos e ambientais, clima, perda ou redução dos nutrientes do solo, falta de condições adequadas de armazenamento e transporte de produtos e pouco incentivo governamental político e econômico.

O conhecimento detalhado destes fatores possibilita a criação de novas estratégias de manejo que podem contribuir substancialmente no aumento do potencial da lavoura. É o que defendem os integrantes do Centro de Consultoria Agrária, projeto de extensão da Universidade Paranaense – Unipar.

O órgão ligado ao curso de Engenharia Agronômica foi criado para beneficiar os produtores rurais da região com assessoria técnica. “Nossa proposta é auxiliar o agricultor para que ele tenha um maior rendimento em suas lavouras, repassando orientação sobre as melhores práticas de manejo em diferentes culturas”, diz a coordenadora do curso, professora Carolina Amaral.

Segundo ela, durante o trabalho de assessoria, os estudantes vão fazer na propriedade, entre outros trabalhos, o diagnóstico de doenças de plantas e a identificação dos tipos de pragas, e vão recomendar o uso de insumos com base em resultados de análise de amostras de solo. Tudo com supervisão dos professores.

“Com isso, o agricultor poderá ter uma produção agrícola mais eficiente, econômica e sustentável”, garante a coordenadora, destacando a importância do trabalho do engenheiro agrônomo nesse contexto. “É ele que, com base no seu conhecimento, pode estabelecer práticas eficazes e econômicas para solucionar os problemas nas lavouras”.

Fonte: Portal da Cidade


0 comentário
bottom of page