top of page
Buscar

No Texas, tempestade Harvey pode ter matado 19 pessoas


A tempestade tropical Harvey, que causou inundações no estado americano do Texas, ameaça agora romper um dique na região de Houston. Estima-se que 19 pessoas tenham morrido, mas ainda não existe um número oficial.

Cinquenta e sete trilhões de litros, quase um metro e 30 centímetros de chuva. Isso é o que já caiu na área metropolitana de Houston, no Texas, desde sexta-feira (25). É o que estava previsto para o ano inteiro e o dobro da água que o furacão Katrina despejou em Nova Orleans 12 anos atrás.

Um dique nos arredores da cidade entrou em risco nesta terça-feira (29). As autoridades locais publicaram alertas nas redes sociais ordenando que as pessoas deixem a região imediatamente.

Para evitar rompimento, outros dois reservatórios tiveram que ser abertos, o que está agravando as enchentes. As imagens aéreas da quarta maior cidade americana mostram bairros inteiros isolados, com quilômetros de avenidas transformadas em rios.

Muitos dos salvamentos são feitos por voluntários. Mais de 3.500 moradores já foram resgatados. Nove mil pessoas estão abrigadas num centro de convenções - o dobro do que se esperava.

Desde a madrugada de sábado (26), o centro do furacão Harvey percorreu quase 200 quilômetros. Perdeu força, virou tempestade tropical e foi para o Golfo do México.

Mas a previsão é que Harvey volte a atingir o Texas em cheio na quarta-feira (30) e siga para o estado da Louisiana. Donald Trump e a primeira-dama Melania saíram de Washington na manhã desta terça para visitar o Texas. O presidente não foi a Houston para evitar que o forte esquema de segurança desviasse recursos dos trabalhos de emergência. Mas esteve em duas cidades da região para anunciar assistência federal ao estado.


“Essa é uma tragédia de proporções épicas”, ele disse.

Trump elogiou a cooperação entre as autoridades federais e estaduais, mas disse que ainda não era hora de comemorar os resultados.

“Vamos nos parabenizar quando tudo isso tiver terminado”. A chuva é tanta que o serviço nacional de meteorologia alterou o seu mapa de precipitação. Até a segunda-feira (28) usava 13 cores para mostrar acúmulo de chuva. Agora, o mapa ganhou duas cores extras.

Desde 1950 um furacão não jogava tanta água em uma região do país e a previsão é que continue chovendo, no mínimo, até quinta-feira (31).

Autoridades do Texas informaram por volta das 20h30 (hora de Brasília) que há risco de explosão numa fábrica de produtos químicos na região metropolitana de Houston e ordenaram que os moradores dos arredores deixem o local.

Fonte: G1.


0 comentário
bottom of page