Maringá, no norte do Paraná, começou a receber nesta quarta-feira (3) a instalação de 40 radares fixos de velocidade. A previsão da Secretaria de Mobilidade (Semob) é que os aparelhos estejam prontos para registrar infrações ainda neste mês.
A instalação começou a ser feita na Avenida Nildo Ribeiro, em frente ao Hospital Municipal. A avenida terá cinco equipamentos.
A fiscalização da velocidade no trânsito de Maringá está parada há mais de um ano. Nenhuma multa foi emitida pela Semob por excesso de velocidade em 2017, em razão do fim do contrato, ainda em 2016, com a empresa que fornecia os equipamentos.
Uma nova licitação, realizada em 2017, foi vencida pela Tecdet Tecnologia, de Bragança Paulista, em São Paulo. A empresa apresentou proposta de R$ 1.344.076,80 para um ano de contrato.
De acordo com o secretário interino de Mobilidade Urbana, Edson Paliari, a previsão é a de que, a partir do dia 15 de janeiro, seja iniciada a aferição dos aparelhos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR).
Conforme a prefeitura, além de fiscalizar a velocidade, os novos equipamentos contam com tecnologia que permite a identificação de veículos com alerta de furto ou roubo.
Segundo a Semob, os pontos em que os aparelhos serão instalados foram definidos com base em um levantamento de acidentes e abusos de velocidade. O Contorno Sul é a via que terá a maior fiscalização, com radares em seis pontos - um a mais do que o inicialmente previsto.
RADARES E VIAS
Radares e vias
6 radares
Contorno Sul.
5 radares
Nildo Ribeiro.
3 radares
Avenida Alexandre Rasgulaeff;
Avenida Mandacaru.
2 radares
Avenida Cerro Azul;
Avenida Duque de Caxias;
Avendia Gastão Vidigal;
Avenida Horácio Raccanello;
Avenida Morangueira;
Avenida Sophia Rasgulaeff.
1 radar
Avenida Alziro Zarur;
Avenida Amorim Moleirinho;
Avenida Euclides da Cunha;
Avenida Franklin Roosevelt;
Avenida Joaquim Moleirinho;
Avenida Juscelino Kubitschek;
Avenida Luiz Teixeira Mendes;
Avenida Nóbrega;
Avenida Petrônio Portela;
Avenida Tuiuti.
FONTE: G1 PR.