top of page
Buscar

Primeiras celas modulares do Paraná chegam a Curitiba para amenizar superlotação nas delegacias.



As primeiras celas modulares do Paraná que, conforme a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), vão amenizar a superlotação nas delegacias, chegaram a Curitiba nesta quarta-feira (3).

No 11º Distrito Policial (D.P.), serão colocadas seis celas modulares, onde cabem 72 presos. Elas ficarão ao lado das celas convencionais, que estão superlotadas.

Cada cela modular tem capacidade para 12 detentos, com dois banheiros. A instalação das celas modulares começa nos próximos dias, mas a transferência dos presos ainda não tem data certa.


As celas modulares estão sendo colocadas em cima de uma base de concreto preparada especialmente para isso. São 12 centímetros de espessura e mais uma chapa de ferro por baixo. Para a Sesp, isso vai intimidar os detentos, que não vão tentar fazer buracos para fugir.

O Sindicato da Polícia Civil criticou a instalação das celas modulares nas delegacias, pois a manuntenção de presos nesses locais, que ficam no meio do comunidade, é um risco para a população.

Cinquenta e sete celas modulares serão instaladas pela Sesp, com 684 vagas, em todo o estado. O custo é de pouco mais de R$ 8 milhões.

A Sesp reconhece a superlotação nas delegacias e diz que está trabalhando para resolver o problema. A pasta já anunciou a construção de uma nova penitenciária em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e de mais 14 unidades espalhadas pelo estado que devem abrir mais sete mil vagas no sistema.

FONTE: G1 PR.


0 comentário
bottom of page