Buscar
  • TvUp

Prefeitura de Maringá retoma fiscalização por excesso de velocidade com radares fixos na quinta-feir



Os novos radares fixos de velocidade de Maringá, no norte do Paraná, entram em funcionamento à 0h de quinta-feira (15), informou a prefeitura. No total, serão 40 pontos de radares (veja a lista abaixo). Os aparelhos farão o monitoramento de 80 faixas.

O município estava desde julho de 2016 sem emitir multas por equipamentos fixos e, desde janeiro de 2017, sem lavrar qualquer infração por excesso de velocidade nas vias urbanas, visto que a administração municipal não utiliza os radares móveis.

No início de janeiro deste ano, os equipamentos começaram a ser instalados pela empresa vencedora da licitação, que receberá R$ 1.344.076,80 por um ano de contrato.

As chuvas frequentes no início do ano atrapalharam a conclusão do trabalho antes, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Conforme a Semob, os equipamentos foram aferidos e aprovados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Além das placas de sinalização, as vias contam com legendas pintadas no asfalto informando a velocidade máxima.

A secretaria também informou que os novos equipamentos contam com tecnologia que permite a identificação de veículos com alerta de furto ou roubo.

Os pontos em que os aparelhos estão instalados foram definidos com base em um levantamento de acidentes e abusos de velocidade. Em 2017, foram 44 mortes no perímetro urbano (com exceção da Avenida Colombo fiscalizada pela Polícia Rodoviária Federal).

ARRECADAÇÃO

A prefeitura estima que os 40 novos radares fixos de controle de velocidade emitirão cerca de R$ 15 milhões em multas por ano.

O cálculo é feito com base na média de infrações registradas em anos anteriores. A projeção da Secretaria de Mobilidade (Semob) é de que 320 motoristas serão flagrados por dia acima de velocidade permitida.

RADARES E VIAS.

6 RADARES

CONTORNO SUL

5 RADARES

NILDO RIBEIRO

3 RADARES

AVENIDA ALEXANDRE RASGULAEFF

AVENIDA MANDACARU

2 RADARES

AVENIDA CERRO AZUL

AVENIDA DUQUE DE CAXIAS

AVENDIA GASTÃO VIDIGAL

AVENIDA HORÁCIO RACCANELLO

AVENIDA MORANGUEIRA

AVENIDA SOPHIA RASGULAEFF

1 RADAR

AVENIDA ALZIRO ZARUR

AVENIDA AMORIM MOLEIRINHO

AVENIDA EUCLIDES DA CUNHA

AVENIDA FRANKLIN ROOSEVELT

AVENIDA JOAQUIM MOLEIRINHO;

AVENIDA JUSCELINO KUBITSCHEK

AVENIDA LUIZ TEIXEIRA MENDES

AVENIDA NÓBREGA

AVENIDA PETRÔNIO PORTELA

AVENIDA TUIUTI

VELOCIDADE PERMITIDA NOS PONTOS:

29 SÃO PARA ATÉ 60 KM/H

6 SÃO PARA ATÉ 50 KM/H

3 SÃO PARA ATÉ 40 KM/H

2 SÃO PARA ATÉ 80 KM/H

DIVULGAÇÃO: RPC - G1 CURITIBA.

VEICULAÇÃO: G1 GLOBO.