Buscar
  • TvUp

Guarda Municipal atendeu 2.435 ocorrências no primeiro semestre.



A Guarda Municipal de Umuarama (GMU) divulgou nesta quarta-feira, 4, o relatório de atendimentos prestados no primeiro semestre de 2018. Entre janeiro e junho deste ano, a corporação registrou 2.435 ocorrências de naturezas diversas. “Atuamos com o objetivo de contribuir para a segurança dos umuaramenses, zelando pelo bem dos cidadãos ao executarmos o policiamento ostensivo de prevenção a infrações penais e administrativas em todo o município”, explicou o diretor, inspetor Valdiney Rissato.

A corporação conta atualmente com um efetivo de 31 guardas e atende pelo telefone 153. No semestre, foram atendidas 147 casos de perturbação ao sossego público, efetuadas 63 detenções, registrados 53 casos de furtos e roubos, 37 de tráfico de entorpecentes e cumpridos nove mandados de prisão.

Seis motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica e houve ainda quatro casos de descumprimento de medidas judiciais, três de violência doméstica (Lei Maria da Penha), três crimes de receptação, apreensão de duas armas de fogo e recuperação de um veículo com registro de roubo e outro com adulteração. “Tivemos ainda um caso de estelionato e outro de injúria e sete registros de desacato”, completo Rissato.

As drogas apreendidas também chamam a atenção no relatório, a maioria na região da Estação Rodoviária – de janeiro a junho, a GMU recolheu 235 pedras de crack e 95,9 quilos de maconha. Por natureza, a ocorrência com maior número de registros é o estacionamento irregular de veículos (506), seguida da abordagem para averiguação de suspeitos (245). Casos relacionados a dependentes químicos, embriaguez, andarilhos, mendicância e indígenas foram 164; houve 160 denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências e comércios; e o controle de tráfego e interdição de vias foram 105 ações.

A Guarda Municipal faz parte da Secretaria de Defesa Social de Umuarama, com sede na Avenida Padre José Germano Neto Junior, 3502 – Zona Armazém. O telefone é o 153 e o e-mail: gmu@umuarama.pr.gov.br

FONTE: PORTAL DA CIDADE UMUARAMA.