A criança que está com caso suspeito do novo coronavírus está isolada na casa onde mora, em Ponta Grossa na região dos Campos Gerais do Paraná. Membros da Fundação Municipal de Saúde (FMS) visitaram a família do menino, que tem sete anos, na manhã desta terça-feira (11).
O caso suspeito foi comunicado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) na segunda-feira (10). A criança esteve em janeiro na região sul da China, em Taishan (Guangdong).
De acordo com a FMS, a criança apresentou melhoras. O exame que pode confirmar ou descartar o diagnóstico da doença deve sair em até 48 horas.
A infectologista Gabriela Margraf, que acompanha o caso, disse que não há risco de transmissão da doença em Ponta Grossa.
"A criança foi orientada a ficar em casa, isolada, para não haver risco de transmissão até a confirmação ou exclusão do resultado", explicou a infectologista.
Segundo a FMS, a criança ainda não foi para escola neste ano. No entanto, o menino passou por locais públicos, como os aeroportos de Curitiba e Guarulhos (SP).
Coronavírus: o que se sabe sobre o novo vírus que surgiu na China
A Fundação de Saúde disse que está seguindo os protocolos estipulados pelo Ministério da Saúde.
O caso suspeito de Ponta Grossa é o terceiro notificado pelo Ministério da Saúde no Paraná. Os dois primeiros casos investigados já foram descartados. Não há diagnósticos do novo coronavírus no Brasil.
A criança, que vive na cidade, retornou da China no dia 30 de janeiro. O menino foi diagnosticado com sintomas em um hospital, em 6 de fevereiro.
Fonte: G1 Noroeste
Comments