Buscar
  • TV UP

Entenda um pouco mais sobre os decretos municipais




O resultado dos exames do primeiro caso suspeito de coronavírus em Umuarama, anunciado na última semana, deu negativo conforme anunciou no final da tarde desta quinta-feira, 19, a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini. Com isso, a cidade permanece até o momento sem o registro de nenhum caso da Covid-19.


“A primeira pessoa que estava com suspeita de contaminação, uma mulher de 52 anos que esteve nos Estados Unidos há poucas semanas, observou a recomendação de isolamento domiciliar e foi monitorada pela secretaria. Agora pode voltar às suas atividades, porém como todos nós deve observar os cuidados recomendados”, apontou a secretária.


A notícia trouxe um pouco de ânimo para o enfrentamento da situação. Nesta quinta-feira, 19, o prefeito Celso Pozzobom decretou situação de emergência no município, com uma série de medidas preventivas a fim de evitar a disseminação do vírus. “Teremos casos suspeitos e muitos serão descartados. Mas o sucesso do combate a este mal vai depender também da população tomar os cuidados necessários, recomendados pelos organismos de saúde, e os principais são evitar aglomerações, ficar o maior tempo possível em casa e reforçar os cuidados com a higiene das mãos, das casas e não compartilhar objetos pessoais”, reforçou a secretária Cecília Cividini.


A recomendação à população é reforçar os cuidados preventivos e, em caso de sintomas leves – como de uma gripe –, permanecer em isolamento domiciliar. Apenas se o quadro se agravar é que devem procurar as unidades de saúde.


Em caso de dúvidas a população deve procurar fontes confiáveis como a Secretaria Municipal da Saúde (R. Ministro Oliveira Salazar, 4253, fone 3639-1900), o site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) ou da Secretaria de Estado da Saúde (www.saude.pr.gov.br), bem como profissionais de saúde de confiança. “A situação pode se complicar se houver pânico. Devemos tomar muito cuidado com as informações que compartilhamos”, orientou a secretária Cecília Cividini.


Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Umuarama