O Instituto Água e Terra divulgou, nesta sexta-feira (17), o quinto boletim de balneabilidade do verão. Dos 49 pontos monitorados semanalmente no litoral, apenas um está impróprio para banho, a Ponta da Pita, em Antonina.
O monitoramento é feito durante a temporada de verão. Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, 6 na Ilha do Mel, 3 em Morretes e 2 em Antonina - veja o boletim completo do litoral.
No interior, todos os 17 locais monitorados, como praias artificiais e represas, estão recomendados para banho, de acordo com o Instituto - veja o boletim completo do interior.
A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.
Além destes locais, o boletim também traz informações de outros dez locais considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano.
São eles: Canal Caiobá, Rio Brejatuba, Rio Olho D'água, Rio Matinhos, Gal. Mar. Deodoro, Canal Clevelânida, Canal do Camping, Rio das Pedras, Rio do Tenente e Rio Sai-Guaçu.
Nestes pontos, não é recomendado o banho por conta da grande concentração de bactérias acima do limite legal.
Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar com as bandeiras nas orlas das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho.
Fonte: G1 Noroeste
Comments