Buscar
  • TV UP

Leilão de 5G no Brasil pode ser o maior do mundo

Foto: (REUTERS / Rafael Marchante)

A Nokia espera que o Brasil sedie no próximo ano o maior leilão de espectro para tecnologia 5G no mundo, o que colocaria o país com um dos primeiros entre os latino-americanos a implementarem a rede de comunicação, que será mais rápida e com menor latência do que as anteriores.

"Vemos vontade política para realização de um grande leilão de espectro no primeiro trimestre de 2020. Eu acho plausível dizer que o grande presente de Natal no ano que vem deve ser um aparelho 5G", afirmou Wilson Cardoso, diretor de soluções para América Latina, em entrevista à Reuters.

O órgão regulador de telecomunicações no Brasil, Anatel, ainda está definindo as regras do leilão, que deve acontecer em março do ano que vem. Assim como a sueca Ericsson e a chinesa Huawei, a Nokia também vem colaborando com a Anatel antes do leilão, acrescentou o executivo.

Em maio ficou decidido que tanto a frequência 2,3 GHz quanto a 3,5 GHz serão alocadas para o 5G. Outras bandas como a 26 GHz e a 700 MHz, que suportam comunicações de baixa latência adequadas para uso industrial, também podem ser adicionadas ao mesmo leilão.

Se todas as quatro forem leiloadas conjuntamente, alertou Cardoso, será o maior leilão único de espectro para 5G no mundo. "As jóias da coroa são certamente os blocos em 26GHz e 700 MHz, mas quanto mais espectro disponível menor deve ser a especulação de preço entre os participantes do leilão", explicou o executivo.

Fonte: Portal G1