Buscar
  • TV UP

Paraná tem 154 cidades sem hospital, aponta levantamento

(Foto: Reprodução / Internet)

Mais de um terço dos municípios paranaenses não possui hospital, segundo dados informados pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) ao G1.

De acordo com o levantamento, das 399 cidades do Paraná, 154 estão sem hospital.

Ao todo, o estado conta com 482 hospitais. Quase um terço do número está concentrado nas cinco maiores cidades do Paraná: 69 estão em Curitiba; 29 em Londrina e 21 em Cascavel. Em Maringá, são 19 instituições. Ponta Grossa tem 10.

Com uma população estimada em 11,3 milhões de habitantes, em 2018, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná tem taxa de um hospital para cada 23,4 mil habitantes.

O estado é dividido em 22 regionais de saúde pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). Elas são responsáveis por ajudar na gestão de saúde dos municípios.

Segundo o levantamento da Sesa, a Regional de Saúde de Umuarama, no noroeste do Paraná, é a que apresenta a menor taxa de hospitais por cidade. São 13 instituições para 21 municípios atendidos. Na região, são 14 cidades sem nenhum hospital.

Por outro lado, a Regional de Curitiba, mesmo com o maior número de hospitais, tem a maior proporção de habitantes por instituição.

Fonte: Portal G1