top of page
Buscar
  • Foto do escritorTV UP

Registrado o primeiro caso de sarampo em 20 anos no Paraná

(Foto: Reprodução / Internet)
(Foto: Reprodução / Internet)

A Secretaria de Saúde (Sesa) do Paraná confirmou na noite desta quarta-feira (7) que uma moradora de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, está com sarampo. De acordo com a secretaria, é o primeiro registro confirmado da doença no estado em 20 anos.

A Sesa informou que a paciente é uma mulher de 41 anos que viajou para São Paulo entre os dias 15 e 22 de julho, onde há mais de 900 casos confirmados de sarampo, e começou a apresentar os sintomas da doença nesta sexta-feira (2).

Segundo a secretaria, foram realizados procedimentos de bloqueio vacinal com as pessoas que tiveram contato próximo com ela neste período. A paciente está em isolamento. A Sesa não informou o hospital onde ela está internada.

Outros dois casos suspeitos de contaminação são acompanhados pela secretaria.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o sarampo estava extinto no Paraná. O último registro da doença é de 1999, quando uma contaminação foi confirmada após um surto da doença registrado no ano anterior.

Em 1998, ocorreram 873 casos de contaminação no Paraná, com uma morte em decorrência da doença.

Como a contaminação acontece pelo ar, segundo a Sesa, qualquer contato com uma pessoa com sarampo apresenta alto risco de contaminação. Por isso, é importante estar vacinado contra a doença.

Fonte: G1 Noroeste

0 comentário
bottom of page