top of page
Buscar
  • Foto do escritorTV UP

Saúde implanta ambulatório exclusivo para suspeita de síndromes gripais


(Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Umuarama)


A Secretaria Municipal de Saúde implantou um ambulatório com infraestrutura e equipe especializada para atender exclusivamente os casos suspeitos de coronavírus em Umuarama. O atendimento especial vem sendo prestado desde a última quinta-feira, 9, em uma tenda montada ao lado do Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia.


A triagem inicial é feita antes que os pacientes acessem o interior do PA 24h. “Assim que eles chegam à unidade, o pessoal questiona sobre os sintomas e quem apresenta sinais de gripe – como febre e tosse, associada ou não a dores de cabeça, coriza, dor no corpo e dificuldade respiratória – é encaminhado para o ambulatório, que tem acesso isolado. Os demais pacientes entram no PA”, explicou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.


No ambulatório os pacientes passam por uma triagem mais detalhada e são encaminhados para os boxes, onde passam pela consulta e, se necessário, são submetidos a exames. Em seguida podem receber alta médica, indicação de isolamento domiciliar (quando há suspeita de Covid-19) ou são encaminhados para internamento no hospital de referência do Sistema Único de Saúde – SUS (o Hospital Uopeccan), nos casos mais graves. Se houver a necessidade de isolamento, o paciente passa a ser monitorado pela Secretaria de Saúde.


O ambulatório faz parte do plano de contingência do coronavírus, estabelecido pela Prefeitura de Umuarama em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. “Com esse atendimento diferenciado, evitamos o contato entre os pacientes com suspeita de infecção pelo vírus das outras pessoas que procuram o PA 24h. Além disso, podemos oferecer uma atenção mais especializada e rápida, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes”, disse a secretária.


Outro ponto positivo é que os pacientes atendidos no ambulatório de síndromes gripas são orientados sobre os procedimentos e medidas que devem adotar para não transmitir o vírus aos familiares, colegas de trabalho e demais pessoas do seu convívio. “Havendo suspeita de infecção, a orientação é isolamento total, inclusive dentro de casa, com o mínimo contato possível com a família e quarentena, com acompanhamento por pelo menos 14 dias”, completou Cecília Cividini.


NÚMEROS

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, Umuarama tem hoje 91 pessoas com suspeita de contaminação por coronavírus, das quais 88 estão em isolamento domiciliar com acompanhamento e três permanecem internadas em dois hospitais da cidade (uma em leito de UTI). Já foram descartadas 79 suspeitas e os dois únicos casos confirmados já são considerados curados. No total já foram 172 notificações.


Para o prefeito Celso Pozzobom, embora a situação aparente controle ainda é muito cedo para considerar que o coronavírus já foi superado. “Muitas pessoas ainda não dão a importância que a pandemia merece. Provavelmente ainda teremos muitos casos em Umuarama e muitas pessoas internadas com esse vírus, algumas inclusive precisando de tratamento intensivo”, disse.


PÁSCOA EM CASA

Por isso, continua o prefeito, “reforço mais uma vez o pedido de isolamento domiciliar. Vamos passar essa Páscoa em casa, tranquilos, meditando na fé de cada um e sem reuniões familiares. E na rua, vamos tomar as medidas preventivas de distanciamento, higienização constante das mãos e uso da máscara, mesmo a máscara caseira. É para o nosso bem e das pessoas que amamos, especialmente as que fazem parte do grupo de risco”, recomendou Pozzobom. “Que todos tenham uma Páscoa abençoada, com esperança em dias melhores e bem reservada no lar de cada um”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Umuarama

0 comentário
bottom of page