Buscar
  • TV UP

SESA confirma primeiro caso de COVID-19 em Umuarama, e outros 8 são descartados



Através das redes sociais da Prefeitura de Umuarama, na tarde de hoje (27) ,foi confirmado através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o primeiro caso positivo de Covid-19 em Umuarama. Trata-se de um homem de aproximadamente 30 anos que esteve em uma viagem recente ao exterior, segundo informações ele passou cerca de 30 dias nos Estados Unidos, México e no Paraguai. A prefeitura informa que o caso havia sido notificado no último dia 22.


O mesmo boletim traz a informação que mais 8 casos suspeitos que estavam sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde foram descartados. Agora Umuarama conta com 49 notificações, um positivo, 16 descartados e 32 pessoas seguem com suspeitas de estarem com a doença e continuam sendo monitoradas pelo sistema de saúde do município.


O município não registra nenhum caso de transmissão local, sendo que todas as notificações até o momento são de pessoas que estiveram em outros estados e países que estão em alto índice de contaminação, afirma a Secretaria.



“Sabíamos que este momento chegaria, pois a pandemia tem se alastrado por todas as regiões do país, apesar das medidas preventivas adotadas por Estados e municípios. O momento é de reforçar as ações e o nível de alerta à população, para conter a circulação do vírus, que já está em nossa cidade”, orientou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

O prefeito Celso Pozzobom disse que o município está tomando todas as medidas possíveis de prevenção e atualizando as ações conforme a evolução do quadro. De acordo com decretos do Executivo, o comércio deve permanecer fechado até a próxima segunda-feira, 30, as aglomerações e reuniões populares estão proibidas e a recomendação é que a população permaneça em casa.

“Chegamos a mais um fim de semana e reforçamos o pedido que todos fiquem em casa, porque agora a situação pode se intensificar. Com a confirmação do primeiro caso e a evolução dos números, teremos de adequar as medidas em um novo decreto que será publicado neste fim de semana. Não é momento de pânico, mas de reforçar as medidas preventivas”, completou o prefeito.





Com informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Umuarama