Buscar
  • TV UP

Umuarama entra em estado de atenção por causa da baixa umidade relativa do ar


Foto: Reprodução / Internet

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (11), Umuarama está em estado de atenção por causa da baixa umidade relativa do ar, que deve ficar em 25%. O percentual é considerado de risco e eleva as chances de aumento de incêndios florestais e, consequentemente, de danos à saúde.

As temperaturas na Capital da Amizade ficam em torno dos 32ºC. “O dia terá presença de sol entre poucas nuvens, sem condições para chuva e as temperaturas amenas dão lugar a um ambiente quente e abafado, principalmente à tarde”, informa boletim do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70% de umidade relativa do ar. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, nariz e boca são problemas mais comuns que podem também ser desencadeados pelo tempo seco.

Ainda segundo a instituição internacional, é considerado estado de observação quando a umidade apresenta entre 31% a 40%. Quando ela fica abaixo dos 30%, classifica-se como atenção. Já entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta. Por fim, abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Recomendação

As recomendações da OMS para amenizar os danos causados pelo tempo são as seguintes: ingestão de bastante líquido, uso de hidratante e protetor solar de pele, umidificação do ambiente, evitar atividades físicas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

12 visualizações